Quem usa suplementos alimentares achando que eles só trazem benefícios à saúde, deve ficar atento! Segundo estudo publicado na revista científica Psychological Science, pode existir uma relação assimétrica entre a frequência do uso de suplementos alimentares e o estado de saúde dos indivíduos.
De acordo com a publicação, pessoas que tomam esses suplementos parecem acreditar ter ingerido uma licença para assumir comportamentos pouco saudáveis.
Para analisar o comportamento das pessoas, os pesquisadores dividiram os voluntários em dois grupos. Ao Grupo A foi dito que receberiam um complexo multivitamínico, e aos participantes do grupo-controle que receberiam um placebo (apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está a ser tratado).
Na verdade os dois grupos receberam placebos, e a partir disso, os cientistas constataram que os participantes que acreditaram que tinham tomado suplementos multivitamínicos sentiam-se invulneráveis aos riscos à saúde, o que os levou a se engajar em comportamentos de risco.
Os participantes do grupo que achava que haviam tomado suplementos expressaram menos vontade de praticar atividades físicas e mais desejo de se envolver em atividades prazerosas, mas não-saudáveis.
Pesquisadores chamam essa prática de “maldição da auto-indulgência”. Segundo eles, as pessoas após tomarem suplementos têm a falsa ideia de que são invulneráveis a problemas de saúde e podem tomar decisões ruins quando se trata dessa - como a escolha de fast food em detrimento de uma refeição saudável e orgânica.
Cuidado!
Você poderia postar também os benefícios?
ResponderExcluirDesde já agradeço
Olá, bom dia!
ResponderExcluirAtendendo seu pedido, hoje vamos falar sobre os benefícios dos suplementos alimentares. Qualquer dúvida estamos a disposição.
Um grande abraço!
sua publicação foi muito bem espressa eu não sabia que os suplementos faziam tanto maul
ResponderExcluirEu gostaria que você especificasse mais os itens, cada maleficio separadamente.
ResponderExcluirObrigado