Foto: CEONG |
A apneia do sono é uma doença crônica que se caracteriza por frequentes interrupções da respiração durante o sono, decorrentes da obstrução parcial ou total das vias aéreas. Dentre alguns possíveis fatores, podem-se destacar o histórico familiar, obesidade, hipotireoidismo, relaxamento dos músculos ou deformidade das estruturas da garganta.
Alguns dos sintomas mais comuns são a sonolência excessiva, enxaqueca, irritabilidade, falhas na memória, dificuldade de concentração e indisposição. Já à noite, são decorrentes os roncos e as interrupções na respiração e no sono.
Foto: Diário do Nordeste |
O fisioterapeuta participa ativamente do processo de adesão do paciente à terapia, tanto na orientação quanto aos hábitos e procedimentos para a melhora do sono, como o ajuste do CPAP, aparelho que mantém as vias respiratórias superiores abertas e livres para a passagem de ar.
Em casos cirúrgicos, o fisioterapeuta prepara o paciente para o período pós-operatório, em que auxilia na recuperação dos movimentos normais e na reestruturação da musculatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário