Os atletas, do sexo masculino, que participam de esportes como o futebol, rúgbi e futebol americano, têm um risco maior de desenvolver osteoartrite nos joelhos e quadris, do que os homens que fazem pouco ou nenhum exercício, segundo um estudo sueco publicado no “American Journal of Sports Medicine”.
![]() |
Foto: U Images |
A osteoartrite ocorre quando a cartilagem que amortece as articulações se desgasta. Isso faz com que os ossos entrem em atrito, o que pode provocar dores, inchaços e a limitação dos movimentos.
Essa pesquisa contou com 700 atletas suecos aposentados, com idades entre 50 e 93 anos que praticaram esportes de nível profissional e olímpico e, cerca de 1.400 homens, da mesma idade, que se exercitaram pouco ou nada.
O risco de desenvolver artrite nos quadris ou joelhos foi 85% maior em atletas profissionais e, se tivessem passado por cirurgias, os riscos poderiam dobrar.
É importante lembrar que, a maioria dos especialistas concorda que a atividade física traz benefícios para a saúde, mas recomendam esportes com menos riscos de lesões, entre eles, a natação e o ciclismo.
E você, tem o hábito de praticar esportes que exigem das articulações? Deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário