A fisioterapia iniciou dentro do esporte com o objetivo de tratar lesões adquiridas pelos atletas durante os treinamentos e competições. Porém, com o desenvolvimento de novas técnicas, a fisioterapia passou a ter um papel fundamental na prevenção dessas lesões.
Geralmente a dor pode ser tratada e o atleta volta ao treinamento. Porém em um curto espaço de tempo esse mesmo atleta pode retornar ao consultório com a mesma queixa. Dessa forma, a RPG possibilita um trabalho onde ao mesmo tempo em que a dor é tratada, o corpo também ganha um cuidado especial. Por isso, é uma ferramenta importante na prevenção das dores e lesões musculoesqueléticas, já que a maioria dessas lesões ocorre por uma biomecânica irregular.
As principais alterações posturais são: anteriorização de cabeça, protusão de ombros, hiperlordose lombar, rotação interna ou externa de membros inferiores, encurtamento de musculatura posterior de membros inferiores e tornozelo. Essas alterações são analisadas durante avaliação no consultório e treinamento de cada atleta. Depois de coletados os dados, é traçado um perfil de cada um e iniciado um trabalho com segurança.
O atleta aprende a utilizar toda a sua capacidade pulmonar e manter uma postura mais próxima do ideal, para que durante seus treinos, diferentes grupos musculares trabalhem em harmonia evitando assim desvios posturais e desgastes articulares. O tratamento leva em média 6 meses dependendo da capacidade de aprendizado de cada atleta e tem como objetivo proporcionar uma melhora na qualidade de treinamento e vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário