Caracterizado por dor aguda e enrijecimento dos músculos do pescoço, o torcicolo faz com que o movimento da cabeça se torne limitado e muito doloroso.
O torcicolo pode ser causado por uma contratura muscular, resultado de uma má postura do pescoço, um movimento brusco, entorse, tensão, má posição ao dormir e outros traumatismos.
Existem casos de origem congênita, bebês nascem com o problema, geralmente causados pelo músculo esternocleidomastóideo durante o parto, caso não tratado de forma adequada pela fisioterapia, à criança poderá crescer com inclinação e rotação de um lado da cabeça.
Outros casos podem ser de origem neurológica, com espasmos irreversíveis de causa desconhecida, desviam a cabeça para um lado.
Cuidados que se deve tomar
Cuidado com a postura do corpo evite levantar objetos pesados a uma altura acima do ombro.
Ao sentar, evite ficar muito tempo com a cabeça inclinada, durante tarefas como digitar, assistir TV etc.
Quando deitado, adote a posição de lado. Use um travesseiro nem muito alto ou baixo, a cabeça deve ficar paralela à linha do ombro.
Dicas
- Na Fisioterapia podem ser aplicadas diversas técnicas, como calor, massagem e alongamentos.
- Exercícios feitos lentamente com ritmo e concentração nos planos de movimento da cabeça, como por exemplo, colocar o queixo no ombro direito e esquerdo, depois encostar o queixo no tórax, olhar para o teto (contra-indicado se sentir dor e compressão, ou hérnia discal).
- Faça sessões de RPG ou Osteopatia.
- E lembre-se que a prevenção é o melhor remédio
Nenhum comentário:
Postar um comentário