De forma criativa, a campanha
feita pelo time de futebol do Vitória, chamada “Meu sangue é Rubro- Negro” teve
bom resultado, aumentando 46% as doeções feitas ao Hemoba (Fundação de
Hematologia e Hemoterapia da Bahia).
A campanha foi lançado no dia
30 de junho, quando o time entrou em campo sem as listras da camisa do time
durante a partida contra o Avaí. A ideia é que as listras retornem assim que os
estoques de sangue crescerem. A primeira listra foi completada na partida
contra o Paraná, no dia 10 de julho. A campanha vai até o dia 14 de agosto,
sendo que novas faixas serão preenchidas nos próximos jogos do time.
De acordo com a assessoria do
Hemoba a campanha ganhou proporção, uma vez que além de doar sangue os
torcedores também estão se cadastrando no Registro Nacional de Doadores de
Medula Óssea (Redome). O Bahia seguiu o exemplo do seu rival e mobilizou os
torcedores nas redes sociais para participarem da campanha.
Segundo o Ministério da Saúde
as doações tendem a diminuir em todo o Brasil nessa época do ano, devido ao
frio e as férias. Em Campo Grande (MS) o número de doações caiu 40% em uma semana e em um banco de
sangue da cidade todos os componentes do sangue estão em falta, como as
plaquetas, que são usadas para estancar hemorragias e duram apenas cinco dias.
Todavia, é preciso atenção na
hora de doar sangue. É preciso ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50kg.
Além disso, quem recebeu a vacina contra a Gripe A deve ficar quatro semanas
sem doar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário