![]() |
Foto: Andreia Torres |
Durante o tratamento quimioterápico, a alimentação requer uma atenção especial, pois há possíveis efeitos colaterais que afetam os hábitos alimentares, como náusea, boca seca, ou diarreia. Por isso é importante a orientação de um nutricionista, que indique os alimentos ideais para o período de tratamento, que auxiliem, inclusive, na redução desses incômodos.
As frituras contribuem para a frequência e intensidade de sintomas como náuseas e enjoos. Aliás, para qualquer pessoa, esse é um prato que deve ser evitado! Para quem sofre por algum tipo de câncer colorretal (no intestino grosso ou reto), o óleo reutilizado é ainda pior, pois libera substâncias que agridem o sistema digestivo.
![]() |
Foto: Guia da Nutrição |
Para quem prepara a comida, é bom variar o cardápio a cada refeição e tentar produzir pratos que contenham alimentos de várias cores - isso garante a presença de vários nutrientes - , alimentos frescos e dispostos de forma agradável ao olhar.
Uma dieta balanceada, indicada por um nutricionista, garante maior bem estar para o paciente que passa pelo tratamento quimioterápico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário