Cada vez mais são vendidos laptops e netbooks no lugar dos tradicionais computadores de mesa e o Brasil não está de fora. O país ocupa o 4º lugar no ranking mundial dos países que mais vendem computadores no mundo. Uma das conseqüências dessa mudança é a Laptite, doença provocada pelo uso excessivo de laptop que pode ocasionar problemas de postura, dores nos ombros, cotovelo, punho e até dores de cabeça.
O principal problema está no fato do teclado ser acoplado à tela do aparelho, além disso, seu uso em diversos locais, como na cama, evitam que o usuário aproveite o aparelho com a postura adequada. A prevenção é o melhor remédio, é preciso evitar passar longas horas na frente do laptop e quando o usar, prezar por uma boa postura. A utilização de acessórios de apoio e de exercícios de alongamento também ajudam.
A fisioterapia, área que preza os cuidados físicos e da reabilitação, pode evitar novas doenças como a laptite. Por meio de alongamentos, o usuário do laptop adquire condicionamento postural. Além disso, a posturologia, que estuda o sistema tônico postural e procura entender diferentes patologias, é eficaz neste tratamento. Sua avaliação é feita através da observação de alterações em captores posturais, como as articulações, uma das partes do corpo atingida pela laptite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário