Uma pesquisa publicada na revista Archives of Internal Medicine mostra que uma alimentação rica em alimentos fibrosos reduz o risco de doenças cardiovasculares pelo auxílio na absorção, no intestino, das moléculas de gordura e na normalização da síntese de colesterol para o fígado.
As fibras são divididas em dois grupos:
Solúveis (encontradas em frutas, verduras e legumes): São elas as responsáveis pela sensação de saciedade por mais tempo, devido à redução do esvaziamento gástrico; diminuição dos níveis de colesterol e açúcar no sangue e pela prevenção do câncer de intestino.
Insolúveis (grãos, cascas de frutas e leguminosas, arroz integral e sementes): melhoram a digestão e a regularidade do trânsito intestinal. Mas para o bom funcionamento das fibras no sistema digestivo, deve-se ingerir bastante água, o que faz com que se forme uma espécie de gel que dificulta a absorção de gordura pelo organismo.
Para uma alimentação adequada, que contenha todos os nutrientes essenciais para a sua saúde, é fundamental o acompanhamento de um nutricionista, que indique a frequência e a quantidade com que devem ser ingeridos.
Deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário