sexta-feira, 29 de abril de 2011

Chocolate é benéfico, sim!

Muito consumido e apreciado, o chocolate, apesar de ser visto como vilão das dietas, apresenta vários benefícios à saúde.

Para explicar os mitos e verdades desse alimento, a Dra. Thais Seabra, nutricionista da Clínica Reacciona, responde algumas dúvidas sobre o alimento.

Veja só na dica de saúde desta sexta-feira:

1.      O consumo de chocolate é benéfico para nossa saúde?
O consumo do chocolate apresenta vários benefícios à saúde, uma vez que o cacau (ingrediente principal do chocolate) é rico em substancias antioxidante como os polifenóis (presente também no vinho e no chá verde) que colaboram para a redução de riscos de doenças cardiovasculares, pois estimulam o aumento do colesterol HDL e redução do LDL (mau-colesterol).  Ele contém ainda vitaminas A, B, C, D e E e minerais, como o ferro e o fósforo, sendo benéfico para o sistema imunológico. Além disso, o cacau contém substancias como a cafeína e a teobromina que têm ação estimulante gerando benefícios na concentração e bem-estar.
2.      Qual o consumo ideal recomendado para o chocolate?
Não há recomendação estipulada para o consumo diário, mas vale o bom senso, uma vez que o alimento é rico em gordura e açúcar e quando consumido em grandes quantidades (mais de 50g/dia) pode atrapalhar as dietas de emagrecimento e colaborar para o ganho de peso.  Entre todos os tipos de chocolate, o ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite. Os melhores são os amargos e com maiores porcentagens de cacau (acima de 50%).
3.      Há pessoas que não podem consumir o cacau?
Sim. Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate.
4.      Crianças podem consumir?
Em qualquer idade o consumo em excesso deve ser desestimulado, pois como já citado anteriormente o chocolate é rico em gorduras e açúcares. Para as crianças os riscos do consumo em excesso são mais acentuados, pois é nessa idade que os hábitos saudáveis de alimentação devem ser estimulados, visando à saúde ao longo da vida. E ainda no primeiro ano de vida, as chances de intolerância à lactose (açúcar encontrado no leite animal) são maiores.
5.      Por que principalmente as mulheres sentem melhora de humor e alívio no estresse e TPM ao consumir chocolate?
Essa melhora do humor, estresse e dos sintomas da TPM se dão devido às substâncias presentes no chocolate que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar.
6.      Qual a diferença dos chocolates "diet" e o "light"?
Os chocolates “diet” não têm açúcar na composição, o teor de gordura dele precisa ser maior, para garantir a mesma consistência e devido a isso ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...