sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fisioterapia na gravidez

A fisioterapia obstétrica é disponível para as mamães que querem se preparar para uma gestação e um pós-parto saudáveis. A fisioterapia em gestantes tem como objetivo cuidar do corpo da mulher, com as transformações fisiológicas, estruturais e emocionais nos nove meses, oferecendo uma melhor qualidade de vida nesse período tão importante na vida da mulher.




O fisioterapeuta pode elaborar um plano terapêutico específico e individual para melhorar a resistência física e flexibilidade no pré-parto e pós-parto, respeitando as possíveis ocorrências na gestação, como por exemplo, diabetes e cardiopatias e as necessidades de cada gestante. Portanto, o fisioterapeuta pode atuar desde a concepção até o pós-parto, orientando quanto às dores e desconfortos gerados pela mudança estrutural na gestação. 

A atividade física na gestação é extremamente importante, porque relaxa e aumenta a disposição física para o dia-a-dia e minimiza os desconfortos físicos da gestação

Os exercícios na terapia devem sempre respeitar a saúde materno-fetal favorecendo o fluxo sanguíneo para o bebê e controlando a freqüência cardíaca e temperatura corporal da gestante. 

A terapia pode contar com os seguintes objetivos: 

-Melhorar o condicionamento físico através de alongamentos e fortalecimentos específicos, músculos, abdômen e braços entre outros, preparando a mulher para as mudanças corporais durante a gestação, para o parto e pós-parto; 

-Melhorar a consciência respiratória e consciência corporal;

-Minimizar e prevenir as dores dorsais e lombares, equilibrando a musculatura; 

-Orientação postural, de como caminhar, dormir, sentar e uso de calçados para prevenir lesões articulares;

-Técnicas de massagens relaxantes para auxiliar no relaxamento;

-Técnicas de massagem, como a drenagem linfática para ajudar a minimizar e prevenir edemas (inchaços) e transtornos circulatórios.

O fato da gestante se preparar para uma gravidez e pós-parto saudáveis, também facilita muito o trabalho de parto em todas as suas fases. Com uma melhor conscientização corporal a fisioterapia pode atuar durante o trabalho de parto através de técnicas de massagens, técnicas respiratórias e exercícios específicos para a chegada do bebê.

Texto adaptado do site Guia infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...