quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os diferentes tipos de dor de cabeça

Você sofre com dores de cabeça? Pois saiba que existem mais de 150 tipos diferentes de cefaléia (nome científico), os quais são divididos em dois grupos.
Cefaléias primárias: que são as mais comuns, como a famosa enxaqueca. Têm como causa distúrbios bioquímicos do cérebro, que prejudicam o funcionamento de neurotransmissores e/ou de seus receptores, desencadeando a dor. Cefaléias secundárias: que são causadas por outros problemas ou doenças, que vão de um simples resfriado até tumores cerebrais e aneurismas.
Cefaléias primárias:
Enxaqueca: Chega a afetar cerca de 20% das mulheres e de 5 a 10% da população masculina e é uma doença crônica frequentemente tratada como uma simples dor de cabeça, não chegando a receber os medicamentos específicos, mais eficazes. É uma doença neurovascular caracterizada por crises repetidas de dor de cabeça que podem ocorrer com uma frequência bastante variável. Uma crise típica de enxaqueca caracteriza-se por dor que envolve metade da cabeça, piora com atividade física e, frequentemente, é acompanhada por náuseas, vômitos e desconforto com a exposição à luz e sons altos, podendo durar até dois dias.
Cefaléia tensional: Entre as cefaléias primárias, a cefaléia do tipo tensional, em sua forma episódica, é a mais frequente. O diagnóstico é feito pelo exame clínico e geralmente não requer exames complementares. Em geral, a dor se caracteriza como uma sensação de aperto (não pulsátil), pressão ou peso envolvendo a cabeça como uma faixa ou capacete. Na maioria das vezes, a localização é bilateral, sendo a região occipital predominante. Normalmente, não há sintomas associados como náuseas e vômitos.
Cefaléia em salvas: É considerada rara se comparada aos outros tipos de dor primária, porém pode ser responsável por 6% do total de casos de dor de cabeça. É mais comum em homens. É caracterizada por dor intensa, unilateral, geralmente em torno da órbita, durando de 15 minutos a três horas, se não tratada. Muitas vezes, é acompanhada por lacrimejamento, vermelhidão no olho, congestão nasal e queda da pálpebra do mesmo lado da dor.
Cefaléias secundárias:

Os pacientes frequentemente associam sua dor à possibilidade da existência de uma doença potencialmente grave, como tumor ou aneurisma intracraniano. As cefaléias secundárias fazem parte do conjunto de sintomas de uma doença qualquer, seja esta do sistema nervoso central ou sistêmica. As mais frequentes são as associadas à ressaca alcoólica e a processos febris comuns como as infecções das vias aéreas superiores (rinossinusites, faringites, amigdalites, etc.).
Fontes: Sociedade Brasileira de Cefaléia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...