terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mania de estalar os dedos

Estalar os dedos também tem seu lado ruim. Os estalos influenciam na produção e na composição do líquido interno das juntas, o que pode causar engrossamento, dor, perda de flexibilidade e de força nos dedos. Os efeitos ainda se agravam ao fazer desta ação um hábito.

Estudos revelaram não existir ligação aparente entre o estalo de articulações e a artrite. Entretanto, pessoas que têm o hábito de estalar os dedos apresentaram outros danos, como lesão nos tecidos moles e da cápsula articular, além de diminuição da força. 



Essa lesão provavelmente resulta do alongamento rápido e repetido dos ligamentos. A mesma pesquisa relatou evidências de aumento da mobilidade da articulação, logo depois de ser estalada. Costas, joelhos, cotovelos e todas as outras articulações de movimentação, estão sujeitas ao mesmo tipo de manipulação que os dedos. Assim como para os dedos, é provável que ocorra alguns efeitos prejudiciais à saúde após os estalos dessas articulações. Portanto, o relaxamento por meio do estalo da coluna e de outras articulações deve ser feito por profissionais especializados, já que para estes ossos os danos podem ser ainda piores.

Outros profissionais que também cuidam destes casos, como reumatologistas e ortopedistas, advertem sobre os riscos dos movimento repetitivos a que são submetidos os dedos. Desta forma, o uso destes em prol da música, esportes ou simplesmente para datilograr oferece uma forte tendência a apresentar estes problemas citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...