terça-feira, 10 de maio de 2011

Inflamação na coluna cervical

A cervicobraquialgia é uma inflamação da coluna cervical (pescoço) com dores irradiadas para os membros superiores (braços, antebraços e mãos). As ramificações nervosas que saem do meio da nossa coluna (das vértebras) são responsáveis por inervar uma determinada área do nosso corpo chamado assim de dermátomos.

Então os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca occipital).



Os processos degenerativos naturais (artrose), metabólicos (osteoporose), posturais (escolioses) ou afecções em que haja compressão nervosa (hérnias de disco), geram uma inflamação na região do pescoço, e quando essa inflamação acomete um determinado nervo, além da dor do pescoço, também haverá dores irradiadas para a região em que ele é inervado, por exemplo: uma inflamação na vértebra C6 (6º ossinho da coluna do pescoço de cima para baixo) poderá gerar pontadas e choques no dedo polegar e  indicador, na vértebra C3 e causar também fortes dores de cabeça. 

O diagnóstico é feito com uma boa avaliação clínica, com um raio-x ou uma ressonância magnética.

O tratamento segue com repouso, antiinflamatórios e fisioterapia com o intuito de reduzir a dor e a inflamação. Após os sintomas desaparecerem exercícios de alongamentos são de suma importância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...