terça-feira, 3 de maio de 2011

Os malefícios dos suplementos alimentares

Quem usa suplementos alimentares achando que eles só trazem benefícios à saúde, deve ficar atento! Segundo estudo publicado na revista científica Psychological Science, pode existir uma relação assimétrica entre a frequência do uso de suplementos alimentares e o estado de saúde dos indivíduos.


De acordo com a publicação, pessoas que tomam esses suplementos parecem acreditar ter ingerido uma licença para assumir comportamentos pouco saudáveis. 

Para analisar o comportamento das pessoas, os pesquisadores dividiram os voluntários em dois grupos. Ao Grupo A foi dito que receberiam um complexo multivitamínico, e aos participantes do grupo-controle que receberiam um placebo (apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está a ser tratado).

Na verdade os dois grupos receberam placebos, e a partir disso, os cientistas constataram que os participantes que acreditaram que tinham tomado suplementos multivitamínicos sentiam-se invulneráveis aos riscos à saúde, o que os levou a se engajar em comportamentos de risco.

Os participantes do grupo que achava que haviam tomado suplementos expressaram menos vontade de praticar atividades físicas e mais desejo de se envolver em atividades prazerosas, mas não-saudáveis.

Pesquisadores chamam essa prática de “maldição da auto-indulgência”. Segundo eles, as pessoas após tomarem suplementos têm a falsa ideia de que são invulneráveis a problemas de saúde e podem tomar decisões ruins quando se trata dessa - como a escolha de fast food em detrimento de uma refeição saudável e orgânica.

Cuidado!

4 comentários:

  1. Você poderia postar também os benefícios?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia!
    Atendendo seu pedido, hoje vamos falar sobre os benefícios dos suplementos alimentares. Qualquer dúvida estamos a disposição.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. sua publicação foi muito bem espressa eu não sabia que os suplementos faziam tanto maul

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria que você especificasse mais os itens, cada maleficio separadamente.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...