quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O excesso de sal na vida dos brasileiros

Bom dia,

Você sabia que o sal é um dos maiores vilões da alimentação? 

Pois é! O consumo excessivo está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, desenvolvimento de osteoporose, câncer gástrico, mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) e sobrecarga renal.

O Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de sal. Um estudo sobre seu consumo por brasileiros indica que a quantidade de sódio disponível nos domicílios excede a ingestão máxima recomendada. Este dado foi observado em todas as regiões do Brasil e em todas as classes de renda. O consumo médio de sal é de 16g/dia, enquanto a quantidade máxima de sódio recomendada pela OMS é de 2g (ou 6g de sal) por pessoa/dia.

Devemos lembrar que o sódio não é encontrado somente no sal! Alimentos embutidos, temperos prontos e sopas industrializadas contém grandes quantidades.

Manter este vilão fora da alimentação ou diminuir suas quantidades pode ser mais fácil do que você imagina! Os condimentos e especiarias naturais são excelentes opções para substituição do sal. Realçam o sabor, aroma e aparência dos alimentos, melhoram a digestão e são fontes de vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes.


Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...