sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sinta-se bem no inverno

No espaço Saúde em Questão desta sexta-feira, a nutricionista da Clínica Reacciona, Dra. Thaís B. Seabra, mostra a importância de uma alimentação saudável para esta época do ano. Acompanhe as dicas:

Apesar de vivermos em um país tropical, muitas pessoas preferem o frio do inverno, do que o calor das outras estações. Mas quando a temporada chega, traz com ela alguns problemas que atingem grande parte da população e que requerem cuidados.  Entre eles está a alimentação desequilibrada e o desânimo em praticar atividades físicas tendo como conseqüência, o ganho de peso.

Isso acontece porque no inverno, para proteger-se do frio e para equilibrar a temperatura do corpo, o organismo acelera o metabolismo, visando obter mais energia para manter o corpo aquecido.   Portanto, é normal sentir mais fome nessa época. Adicionalmente, é nessa época que aumentam as preferências por alimentos mais calóricos, como fondues, chocolates, queijos, sopas (mais calóricas), salgado ricos em gorduras como as quiches, lanches, bebidas alcoólicas, entre outros. 

Para não sair da linha no inverno e continuar com a alimentação equilibrada e saudável, é importante fazer lanches intermediários para evitar a sensação de fome exagerada e o consumo exagerado de alimentos calóricos.  Nos lanches, por exemplo, pode-se incluir frutas (da época), grãos, cereais, iogurtes e outros alimentos saudáveis. Outra dica é apostar nas sopas ou cremes leves, como a sopa de legumes, chás e frutas. 

Dicas:

- prefira as sopas de legumes, sem adição de creme de leite ou massas, podendo acrescentar apenas farelos de aveia, trigo ou até mesmo linhaça dourada.

- substitua o chocolate quente por chás. Já existem alguns tipos solúveis que são mais práticos e ricos em antioxidantes (vitaminas A, C, E e Zinco), assim além de aquecer o corpo, este colabora para o equilíbrio do sistema imunológico.

- troque os queijos amarelos pelos brancos ou lights

- prefira as fondues preparados com leite desnatado e queijos magros (já disponíveis no mercado)

- prefira molhos mais leves para as massas, como os de tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...