terça-feira, 16 de agosto de 2011

Escoliose: variedade de causas pede atenção dos pais

Escoliose é um desvio anormal da coluna vertebral que ocorre de forma tridimensional, ou seja, a coluna, além de desviar para um dos lados também realiza rotação e inclinação.

Causas

O desvio pode ser resultado da diferença de membros inferiores, do desequilíbrio da bacia, da má postura ou até mesmo da escoliose antálgica, quando o desvio provém de uma dor na coluna causada por outro problema como a hérnia de disco. Existem ainda, casos em que a escoliose é adquirida no início da vida ou até mesmo onde a causa é desconhecida. A má posição fetal e parto difícil podem gerar algum tipo de desvio. Além disso, há vezes em que a causa não é conhecida. Neste caso, chama-se escoliose idiopática. A escoliose pode surgir em qualquer fase da vida, mas normalmente é percebida na fase de crescimento que é quando ela realmente se desenvolve.

Portanto, um alerta para os pais: O uso da mochila apenas de um lado pode influenciar a escoliose já existente, principalmente quando está associada a outros fatores, como o sedentarismo e a má postura. A causa de uma escoliose pelo uso incorreto da mochila pode existir de forma não estruturada, ou seja, não há fixações nem encurtamento muscular, existindo apenas uma postura incorreta que também deve ser tratada. Na maioria dos casos, o problema é detectado antes  que a escoliose se estruture no indivíduo.

Como perceber 

- Com a pessoa em pé e olhando por detrás, pode-se perceber se existe ou não algum desvio. Se o desvio existir é possível que haja uma escoliose ou outro problema que precisa ser tratado;

- Na mesma posição, olhando por de trás e pedindo para a pessoa inclinar seu corpo para frente vai ser possível observar, caso exista escoliose, que um dos lados vai estar mais alto do que o outro;

- A altura de um dos ombros, em caso de escoliose, vai estar mais alta do que a do outro.
Tratamento

O paciente deve, primeiramente, procurar um médico ortopedista, já que a escoliose pode ser grave e necessite de uso de coletes. Feito o diagnóstico, o profissional responsável pelo tratamento e consequente correção da escoliose (mesmo nos casos graves que necessitam o uso de colete) será o fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...