sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Saúde em questão: Como se alimentar de forma correta na gravidez?


Muitas mulheres não sabem ou não se dão conta da importância que uma alimentação saudável tem no período da gestação, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Por isso a Dra. Thais Seabra, nutricionista da Clínica Reacciona, deixa algumas dicas:

A alimentação tem a finalidade de garantir o crescimento e a nutrição do bebê, proteger o organismo da mãe e possibilitar a recuperação dela após o parto.  “Uma alimentação adequada pode evitar os defeitos congênitos e a anemia, ajudar na formação das células e no desenvolvimento do sistema nervoso, sanguíneo e imunológico do bebê”.

O acompanhamento nutricional é de extrema importância, para que a gestante possa tirar dúvidas a respeito da melhor alimentação durante esse período e suas principais dificuldades, além de ser orientada sobre a forma correta de amamentar seu bebê.

O peso ideal

Segundo a especialista, considera-se que as gestantes de baixo peso ganhem em torno de 15 kg; as de peso adequado, entre 10 a 12 kg; e as com sobrepeso ou obesas, entre 6 e 7 kg. Para as gestações gemelares, o aumento de peso pode variar entre 15 a 20 kg.

E atenção para o ganho excessivo ou insuficiente de peso. “Quando uma grávida aumenta muito de peso, sua saúde e de seu bebê podem entrar em perigo, pois há maiores riscos de desenvolvimento de diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia, além de inúmeras outras complicações obstétricas. Por outro lado, o ganho de peso insuficiente pode acarretar no nascimento de bebês de baixo peso e mais frágeis, pouco resistentes a infecções”, alerta a nutricionista da Clínica Reacciona.

Alimentação adequada

Dra. Thais dá dicas de como alinhar a alimentação com a nova fase: mastigar devagar os alimentos, beber bastante água nos intervalos das refeições, alimentar-se várias vezes ao dia e em pequenas quantidades (em média, 5 ou 6 refeições/dia), estabelecer horários regulares para alimentar-se, consumir 3 frutas ao dia (no mínimo), pois elas são fonte de fibras, vitaminas e geralmente são pouco calóricas, evitar excesso de sal e açúcar, não fumar nem consumir bebidas alcoólicas, reduzir consumo de cafeína e alimentos que contenham substâncias semelhantes como café, chá, refrigerante a base de cola, chocolates, preferir alimentos integrais, pães, biscoitos, arroz, massas, além de vegetais de folhas verdes, legumes, frutas secas, frutas cítricas, fibras, carnes (principalmente rã, porco, cordeiro, aves, peixes, mariscos e fígado), feijão, fava, lentilha, leite e derivados, são alguns dos alimentos onde pode-se  encontrar os nutrientes necessários para uma gestação saudável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...