quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como combater a osteoporose

Você sabia que a osteoporose é uma doença perigosa, que surge nos ossos e atinge até 10 milhões de brasileiros?


A doença deixa o esqueleto frágil e com vulnerabilidade a fraturas. A atriz hollywoodiana Gwyneth Paltrow de 37 anos, por exemplo, descobriu a doença quando quebrou a perna e, após algum tempo, a imprensa revelou que uma das causas eram os níveis de vitamina D da atriz, que estavam baixos.


É por isso que  a doença deve ser cuidada de dentro para fora. Saiba que dois vilões têm colocado em risco a saúde das pessoas e colaborado para o surgimento desta doença: a má alimentação e o sedentarismo.


Segundo, uma pesquisa da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos com 165 universitárias de 18 a 30 anos: 2% já apresentavam osteoporose e não sabiam e 15% tinham osteopenia e podiam desenvolver o distúrbio. Os cuidados devem começar desde a infância e a adolescência quando a construção do tecido ósseo é bem mais intensa. Dos 30 anos em diante, o osso velho tende a absorver mais rápido que a formação do novo, por esse motivo, quem possui um esqueleto mais forte, tem menor propensão a desenvolver a doença.
                                              
Foto : Getty Images
Veja algumas dicas para manter seus ossos em dia:


Para fortalecer o seus músculos procure fazer exercícios caminhada, corrida, dança de salão e musculação.


- Tenha cuidado com a menstruação.Ciclos irregulares podem facilitar o desenvolvimento da doença,a causa muitas vezes, a perda do estrogênio - hormônio que favorece o metabolismo ósseo.


- Tome sol,ele pode ajudar o cálcio a se fixar nos ossos.


- Tenha uma alimentação balanceada. Os alimentos que auxiliam na absorção de cálcio no organismo são: ovos, leites e derivados, folhas escuras, peixes, sementes, leguminosas, nozes e castanhas.


Fique atento a estas dicas e, ao sinal de qualquer sintoma, busque ajuda de uma especialista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...