segunda-feira, 30 de abril de 2012

Acupuntura melhora a qualidade do sono




Um artigo publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP trouxe um estudo feito sobre a qualidade de sono de trabalhadores obesos de um hospital universitário. O objetivo era verificar o efeito da acupuntura na qualidade do sono dessas pessoas, já que pessoas obesas possuem maiores dificuldades para dormir, devido a problemas respiratórios, como a apnéia do sono – pausas na respiração que despertam a pessoa do sono profundo.

Por isso, pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP decidiram incluir em seus estudos 37 trabalhadores, que já possuíam o sono profundo alterado devido aos turnos do hospital.

Entre os tratamentos para o distúrbio de sono tradicionalmente usa-se medicamentos com efeito ansiolítico, popularmente prescritos. Todavia, o uso dessas substâncias pode ter efeitos físicos e psicológicos, como dependência, overdose, sedação, danos psicomotores ou cognitivos, perda de memória, potencialização de outras drogas e até mesmo depressão. Como alternativa a esses efeitos colaterais indesejáveis a acupuntura torna-se eficaz, uma vez que seu mecanismo de liberação de agentes endógenos não provoca efeitos indesejados. 

Assim, os trabalhadores participaram de oito sessões semanais de acupuntura e o Pittsburgh Sleep Quality Index foi usado para avaliar a qualidade de sono antes e após o início das sessões. No começo do estudo somente 13,5%, ou seja, cinco trabalhadores possuíam sono com qualidade, no entanto no final da pesquisa e das sessões de acupuntura 14 trabalhadores  (37,4%) passaram a ter boa qualidade de sono.

Através dos resultados, a acupuntura passou a ser uma ótima maneira de complementar tratamentos de distúrbio do sono, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...