quinta-feira, 5 de abril de 2012

Saúde em Questão: 07 de abril - Dia Mundial da Saúde

No dia 07 de abril, é celebrado o dia Mundial da Saúde, que este ano tem como tema – “Envelhecimento e saúde: Uma boa saúde dá mais vida aos anos”.
harmoniacorporal

É freqüente entre a terceira idade, reclamações de dores articulares e musculares, muitas vezes associadas à osteoartrite, neuropatias periféricas, coronariopatias, como também dores por doença vascular periférica e cãibras em membros inferiores.

Uma forma de tratamento para estas patologias é a acupuntura, como explica a fisioterapeuta especialista em acupuntura da Clínica Reacciona, Luciana Meneghel. “Como a acupuntura praticamente não tem contra-indicação e tem efeitos benéficos na redução da dor, na ansiedade, no sono, nos sintomas de depressão leve, entre outros, isso possibilita a redução de medicamentos e, também, os seus vários efeitos colaterais, como por exemplo, a gastrite desencadeada pelos antiinflamatórios”.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 50% de idosos portadores da doença apresentam mais de 60 anos. Os sintomas dessa patologia, normalmente causam danos no sistema vascular e afeta áreas do corpo como os olhos, pernas, rins e pés. Neste último caso, as complicações acontecem por problemas de circulação.

Um caminho de prevenção para as lesões nos pés são as palmilhas proprioceptivas, as vantagens do uso das palmilhas é oferecer proteção para os pés dos diabéticos. “As palmilhas proprioceptivas contribuem positivamente, pois são confeccionadas para aliviar os pontos de maior pressão, prevenindo que novas feridas apareçam no local e, muitas vezes, melhorando as que estão presentes”, comenta Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...