terça-feira, 22 de maio de 2012

Excesso de açúcar afeta a memória e o aprendizado



Cientistas americanos descobriram que comer açúcar em excesso pode consumir toda a energia cerebral. O estudo, feito pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), foi publicado no Journal of Physiology e se baseou em como uma dieta com base em xarope de milho rico em frutose afetou a memória de cobaias. Os pesquisadores alimentaram dois grupos de ratos com uma solução contendo xarope de milho rico em frutose e água potável durante seis meses, sendo que um dos grupos também tomou um suplemento de ácidos- graxos ricos em ômega- 3, que estimula a memória.

Antes de iniciar essa dieta, os ratos foram treinados durante cinco dias em um complexo labirinto. Os roedores foram recolocados seis semanas depois de ingerirem a solução doce. Os animais que não tomaram o suplemento foram mais lentos e seus cérebros demonstraram um declínio na atividade sináptica, ou seja, suas células cerebrais tiveram dificuldade em enviar sinais entre si, prejudicando sua capacidade de pensar com clareza.

Uma análise mais detalhada mostrou que o cérebro dos ratos que não tomaram o suplemento também desenvolveram sinais de resistência à insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue e regula a função cerebral. Assim, foi concluído que comer frutose demais pode interferir na capacidade de regular como as células usam o açúcar no sangue, desempenhando um papel diferente, afetando a memória e o aprendizado.

A novidade é que o excesso de açúcar afeta tanto o cérebro quanto o corpo, indicando que o que você come afeta como você pensa. Entretanto, adicionar a dieta ácidos- graxos e ômega-3 pode ajudar a minimizar os danos do excesso de açúcar nas refeições.

Saiba que: o xarope de milho rico em frutose é encontrado em refrigerantes, condimentos, molho de maçã, comida de bebê e lanches processados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...