quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A influência dos hormônios na rotina



Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo organismo que são lançadas na circulação sanguínea ou nos tecidos e produzem efeitos específicos nos órgãos do corpo. Eles são capazes de controlar desde o crescimento e desenvolvimento do indivíduo até o modo como o organismo armazena energia.
Foto: Nutrologia e Nutrição


Ainda não conseguiu imaginar a ação dos hormônios? A formação dos músculos e a textura da pele são atribuídos a eles, assim como o controle da pressão arterial e até mesmo o bem estar. Um grande exemplo é a tensão pré- menstrual, a chamada TPM.

Muitas pessoas consideram a TPM uma desculpa das mulheres, no entanto, é importante destacar que ela existe como um diagnóstico clínico no Código Internacional de Doenças (CID) e um dos grandes responsáveis por esse quadro é o hormônio. Assim que termina a menstruação tem início a produção de estrógeno, que começa a cair após o 14º dia, ao mesmo tempo que aumenta o volume de progesterona. 

Cerca de 30 a 40% das mulheres sofrem com a TPM, que pode ser dividida em quatro tipos: tipo A, em que predomina a ansiedade e suas consequências; tipo C, em que aparece a compulsão alimentar (especialmente por doces); tipo D, com sintomas depressivos nos 15 dias anteriores à menstruação e tipo H, caracterizado pelo inchaço e dor nos seios, cefaleia, gases e incômodo nas pernas.

Esses são alguns exemplos de como os hormônios podem interferir em nosso dia a dia! Tem alguma dúvida? Conte para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...