sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cuidado com os problemas respiratórios

Foto: Delas

Nariz entupido, coceira, secreção na garganta, vontade de espirrar, dor de cabeça ou diminuição da capacidade de sentir gostos ou cheiros. Está com um desses sintomas? Fique atento, pois eles podem indicar problemas respiratórios, que vão de um simples resfriado à sinusite, rinite, adenoide aumentada ou desvio de septo.

Primeiramente, vamos conhecer melhor esses problemas. O desvio de septo causa ronco e apneia, podendo até mesmo provocar a obstrução do ar, dificultando a respiração. O septo nasal não é totalmente reto, apresentando alguns graus maiores ou menores de deformidades.

Entretanto, quando ocorre algum trauma na face ou quando osso ou a cartilagem crescem de maneira desigual, ocorre deformação dessas estruturas. Assim, um desvio de septo anterior pode estreitar a região da válvula do nariz, causando grande obstrução nasal. Os desvios posteriores, que são menos comuns, não tem tanto impacto na respiração, sendo o comprometimento de passagem de ar o que muda entre um desvio e outro.

Já a adenoide é o que chamamos de carne esponjosa, que fica atrás do nariz e defende o organismo, produzindo secreção. Quando existe inflamação ou crescimento acelerado a adenoide pode prejudicar a respiração. Geralmente esse problema é muito comum em crianças, uma vez que o tamanho da carne esponjosa acaba diminuindo com o tempo, caso isso não ocorra é indicada a cirurgia.

Não podemos esquecer da rinite alérgica, que costuma dar coceira e vontade de espirrar, e também da asma. Uma atividade que ajuda as pessoas que sofrem com a asma é a natação, que melhora a respiração e outros aspectos da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...