quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sistema imunológico pode ser abalado pelo estresse

Foto: M de Mulher

Quando o assunto são doenças autoimunes – provocadas pelo ataque ao sistema imunológico –, um dos grandes vilões é o estresse, que pode desencadear várias doenças para quem tem predisposição genética, como psoríase, diabetes tipo 1 e artrite reumatoide.

O estresse acaba comprometendo o equilíbrio do organismo, prejudicando o controle do sistema imunológico, o que permite que certas doenças se manifestem. Isso comprova que fatores externos exercem influência sobre as doenças. Uma pessoa que tem predisposição genética para lúpus pode passar anos sem apresentar os sinais da doenças, que são manchas avermelhadas no rosto em formato de asa de borboleta, queda de cabelo, úlcera na boca, intolerância ao sol e dores nas articulações e apenas após episódios de estresse descobrir que possui o mal.

É importante lembrar que nada é 100% quando se trata de doenças autoimunes, uma vez que cada sistema imunológico reage de uma maneira. A mesma pessoa que apresenta lúpus, pode apresentar os sintomas dias, semanas ou meses depois de sofrer um grande estresse, como um assalto, por exemplo.

Como as doenças autoimunes, exatamente por se manifestarem mais tardiamente, apresentam diagnóstico tardio, é recomendado adotar medidas diárias que previnam o estresse. Pode ser por meio de exercícios regulares, de um hobby, de uma dieta equilibrada, de terapia ou até medicamentos prescritos por um médico, o ideal é aprender a controlar a ansiedade e lidar com os momentos difíceis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...