quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Lombalgias

Lombalgias agudas são habituais e possuem como causas movimentos realizados de forma errada. Já lombalgias crônicas são menos comuns, mas requerem tratamento multidisciplinar devido a sua complexidade. Casos de dor na coluna são cada vez mais freqüentes em função do sedentarismo, obesidade e estresse do dia a dia.




Especialistas afirmam que 90% da população terá pelo menos um episódio ou crise de dor na coluna ou lombalgia no decorrer da vida. Mas, como definir quando a dor nas costas é passageira ou indica um problema mais grave? 

Saiba que a lombalgia aguda tem duração da dor menor que 12 semanas. Trata-se de uma dor que aparece na coluna lombar (entre a última costela e as nádegas), e que piora muito ao fazer qualquer movimento com o corpo. 

Sua causa, é algum movimento errado que o paciente fez como: carregar peso em excesso ou de forma errada; abaixar o tronco para pegar algum objeto, com as pernas esticadas; fazer rotação do corpo mantendo os pés parados no chão ao invés de rodar todo o corpo; ou, ainda, pegar algum objeto em uma estante alta inclinando o corpo para trás.

Quando a dor nas costas dura mais que 12 semanas é caracterizada como lombalgia crônica e, por ter causa multifatorial, é bem mais difícil de ser tratada. Independentemente da duração da dor, o indicado é, ao surgimento dos sintomas, que a pessoa procure um especialista para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento. 

Apesar de rara, a causa da dor pode ser a presença de fraturas, tumores ou até mesmo uma infecção da coluna. Procure nossa avaliação médica para detectar a gravidade do problema.

As informações foram adaptadas do site ITC vertebral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...