sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Acupuntura ajuda nos sintomas da TPM

Sabia que a acupuntura tem eficácia comprovada no tratamento dos desconfortos da tensão pré-menstrual (TPM)? A enfermidade atinge cerca de 90% das mulheres e  afeta atividades cotidianas, relações de trabalho e convivência interpessoal.
 
Segundo especialistas, a acupuntura promove o equilíbrio energético do corpo e ajuda a melhorar os sintomas indesejáveis da TPM. O tratamento consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos capazes de despertar recursos de harmonização psicofísicos. 
 


 
Em média, o tratamento é feito uma vez por semana, com sessões de 15 a 20 minutos. O ideal é que o profissional busque sanar a causa do problema e não somente os sintomas ou as consequências. O número de sessões dependerá de diversos fatores, dentre eles a resposta da paciente ao tratamento.
 
Após o tratamento a paciente é aconselhada a manter hábitos e estilo de vida saudáveis. As causas dos distúrbios da tensão pré-menstrual (TPM) ainda são desconhecidas, apesar de existirem várias teorias sobre o assunto. A maioria dos profissionais defende que os sintomas estão relacionados às alterações bioquímicas dos hormônios sexuais, aos hábitos alimentares e ao estresse.

Os principais sintomas são dor pélvica, irritabilidade, insônia, depressão, agressividade, cefaléia, insônia, crises de choro, dores e inchaços no corpo, ansiedade, compulsão alimentar, principalmente por doces e chocolates e distúrbios no sistema nervoso central.

Os fatores emocionais que levam ao estresse, excesso de trabalho e ao consumo em grande quantidade de alimentos gordurosos ou laticínios, contribuem para a estagnação na circulação energética, desencadeando a famosa TPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...