segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Quedas: fator de traumas de coluna

Os traumas de coluna vertebral podem gerar seqüelas irreversíveis e, em determinadas situações e dependendo da gravidade do problema, pode levar a pessoa à morte. As quedas, principalmente de idosos, ainda correspondem às principais causas de traumas de coluna no Brasil.

Dados sobre internações hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) do ano de 2000 a 2005 revelam que em 40% dos casos, o trauma de coluna foi causado por quedas. Na seqüência aparecem os acidentes de trânsito (23%), seguido de outros acidentes (20%) e, por fim, as tentativas de homicídios (6%).

A maioria dos traumas relativos às quedas acontece quando as pessoas caem da própria altura, ou seja, não cai de uma altura maior (degrau, escada, cadeira, bancos).


 Estudos revelam que 16% dos traumas afetam a medula e são os mais graves e com maior risco de morte, enquanto quase 30% das internações acontecem devido à fratura na coluna cervical, que pode deixar a pessoa tetraplégica. Na maior parte dos casos a região atingida é a lombossacral, na base da coluna, que possui conseqüências menos graves.

Atenção

Um problema grave e que afeta muitos jovens durante os meses mais quentes do ano é a lesão por mergulho em águas rasas, responsável por 12% dos traumas por quedas. Esta prática aumenta muito durante o verão, já que muitos aventureiros viajam e se arriscam mais. Um agravante destes acidentes se deve à ingestão de álcool também, que estimula a adrenalina dos viajantes. Para evitar eventuais problemas como este, é recomendado, sempre, verificar a profundidade do local antes de mergulhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...