segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cefaléia do tipo tensional


Quem nunca sentiu aquela dor de cabeça depois de um período de estresse? 

Quando acontece um episódio isolado, tudo bem, mas quando as dores têm certa freqüência é preciso ter mais atenção, pois você pode estar sofrendo de cefaléia do tipo tensional.


Tal cefaléia (ou dor de cabeça) é classificada como primária da mesma forma que a enxaqueca, mas existem várias diferenças.

Para começar, a dor é de leve a moderada - não chega a ser forte - e caracterizada por um "aperto" - na enxaqueca, ela é pulsátil. O desconforto é sentido em toda a cabeça (bilateral) e não costuma deixar o indivíduo incapacitado. Também não é comum que o paciente tenha aversão à luz (fotofobia) ou ao som (fonofobia).

Como o próprio nome diz, essa dor crônica está relacionada a um momento de tensão, mas isso não é regra; nem sempre o indivíduo está tenso quando passa mal. Mas os especialistas observaram uma situação constante nos pacientes, no geral, os músculos da cabeça são mais sensíveis em quem sofre de cefaléia do tipo tensional.

Essa dor não tem causas genéticas ou hereditárias, mas acredita-se que as pessoas que apresentam têm algum distúrbio que deixa os músculos da cabeça mais sensíveis que o normal. Estudos recentes indicam que o sistema que conduz a informação de dor também fica mais perturbado nesses pacientes. Assim, eles sentem uma dor com intensidade maior que nos outros indivíduos.

Mas a predisposição sozinha não é capaz de desencadear as crises; é preciso que haja um fator emocional. Geralmente quem tem cefaléia do tipo tensional não sabe lidar com algum problema na área emocional, conjugal, etc. Por isso, acaba se preocupando demais e se estressando, o que leva à dor.

O tratamento tem dois lados: o psicoemocional e o combate ao mau funcionamento do sistema que conduz a dor, por meio de remédios.

Existem técnicas usadas para ajudar nesse processo, que vão desde fitas com frases e músicas relaxantes até fisioterapia e acupuntura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...