quarta-feira, 13 de abril de 2011

Discopatia degenerativa


A Discopatia degenerativa não é propriamente uma doença, mas um termo empregado para descrever alterações normais que ocorrem nos discos intervertebrais com o envelhecimento.

A medida que envelhecemos, os discos localizados entre as vértebras também sofrem um processo de desgaste.Eles perdem uma quantidade significativa do conteúdo líquido, perdendo um pouco de sua capacidade amortecedora. A perda de líquidos também diminui a espessura dos discos e a distância entre as vértebras.

 
A diminuição na distância entre as vértebras e, conseqüentemente, da estabilidade da coluna vertebral, tende a ser compensado pelo organismo através da formação de pontes ósseas entre uma vértebra e a seguinte. Estas pontes, chamadas Osteófitos, podem pressionar as raízes nervosas ou a própria medula, causando dor e comprometimento da função do nervo afetado.

Com o tempo, o material gelatinoso dentro do disco pode ser forçado para fora através de minúsculas rupturas, resultando em hérnias de disco.

Todas estas alterações são mais freqüentes em pessoas que fumam e aquelas que executam trabalhos pesados com sobrecarga de peso. Pessoas obesas também apresentam um risco maior para sintomas de Discopatia degenerativa.

Dores nas costas e na região do pescoço são as manifestações mais comuns da doença. Contudo, os sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com o local da coluna vertebral afetado.

Muitas pessoas não sentem coisa alguma, ao passo que outras com lesões semelhantes se queixam de dormências ou dores severas e incapacitantes.

Se o disco afetado estiver na região do pescoço, os sintomas podem incluir dores cervicais ou no braço. Na coluna inferior, os sintomas incluem dores lombares, nas nádegas ou nas pernas.

Em todos os casos, a dor tende a piorar com os movimentos de extensão da coluna. Por exemplo: ao se abaixar para amarrar um cadarço ou ao se esticar para alcançar algo em uma prateleira mais alta.

O uso de compressas frias ou quentes, e comprimidos ou injeções de antiinflamatórios ajudam aliviar o desconforto, mas só devem ser utilizados sob orientação médica.

Dependendo da extensão da doença e da associação com problemas como osteoartrite, hérnia de disco ou estenose vertebral, é preciso ficar alerta. Ao menor sintoma da dor na coluna vertebral ou formigamento/ irradiação para braços e pernas, deve-se procurar, imediatamente, um fisioterapeuta especialista em osteopatia, para melhor avaliação do problema.

4 comentários:

  1. Bom dia meu nome é Shirley Gomes de Oliveira eu tenho este problema e já tentei todos os tratamentos e hoje eu tenho que tomar morfina pra dor,meu neurocirurgião aconselhou-me a colocar uma neuroestimulador para tirar a morfina que já está causando danos so meu organismo.Gostaria de saber se existe algum outro tratamento para cura,pois esta cirurgia é só para tirar a dor.Meu email é shirleygomes10@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Shirley, tudo bom? Obrigada pela sua perticipação. Seu email já foi encaminhado aos especialistas da Clínica Reacciona para que eles possam te dar um retorno. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho discopatia degenerativa entre as vertebras L1 e L2, segundo meu édico no meu caso tentaremos medicação e fisioterapia por três meses, caso não de resultado terei que fazer uma cirurgia que será colocado 4 parafusos em minha coluna, gostaria de saber se em casos críticos como o meu a cirurgia é realmente a melhor saída, gostaria de saber tambem quais os prós e contras desta cirurgia? Detalhe, tenho 28 anos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,tenho discopatias L1, L2 e L2-L3 e hérnia discal L4-L5 e discopatia D10-D11 pelo que me condicionam muito com dores cronicas faço hidorginastica e tarapeuta medicamentosa, ja fui operada por 2 x a L4-L5 ficando com os mesmos sintomas, sou acompanhada em Neurociruria no Hospita de Santa Maria o ke o meu médico nao me aconselha nova cirurgia.. assim a minha vida tem sido muito complicada gostaria de outra opinião..Obrg.. Cristina Duarte

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...