quinta-feira, 14 de abril de 2011

Escoliose em crianças


O que muitas vezes passa despercebido pelos pais, pode originar muitos problemas futuros para os jovens. É a escoliose, a curvatura lateral da coluna vertebral, conhecida pela identificação dos ombros, um mais caído do que o outro.

Com o passar do tempo, a correção torna-se mais difícil, com o agravamento dos desvios. Isso sem contar o aspecto estético/postural, e também a ocorrência de sintomas, cujo principal é a dor, que surgem com o decorrer dos anos.

A escoliose é mais fácil de se prevenir do que corrigir. De todas as causas da escoliose destacam-se as posturais ou funcionais, e as idiopáticas (de etiologia desconhecida ou de tendência familiar). O problema pode surgir tanto na região torácica como lombar da coluna vertebral.

Tratamento

O tratamento fisioterápico deve ser intenso nestes casos, sendo essencial. São usadas técnicas e exercícios de mobilização e alongamento, além de orientações posturais adequadas.

A correção começa no momento do sono. Os pais devem corrigir a postura de dormir; a posição lateral é a ideal. Também na hora de estudar, em sala de aula ou em casa, a postura deve ser observada. Até mesmo no momento do divertimento é importante corrigir a postura, seja com esporte adequado a cada faixa etária.

Outro freqüente problema atual são as posturas incorretas adotadas ao se assentar em frente ao computador.

Recomenda-se que pais e professores recorram a uma orientação clínica/fisioterápica ao identificarem ou suspeitarem da ocorrência de escoliose nas crianças. Atenção a qualquer postura indevida. Isto pode acarretar problemas graves no futuro, com correção muito mais difícil ou até mesmo impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...