sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pés saudáveis, sem esporão

A dica de saúde que a Clínica traz hoje, do Dr. Leandro Reche, fisioterapeuta especializado em posturologia, é para os que sofrem com o Esporão Calcâneo, mais conhecido como Bico de Papagaio.

Primeiramente, o individuo sente uma dor na planta dos pés, caracterizada por uma inflamação, chamada de fasceíte ou fascíte plantar. Essa dor é ocasionada por tensão da fáscia plantar e musculatura da panturrilha, através de microtraumatismos de repetição.

 
Com a evolução no quadro da fascíte plantar há um crescimento ósseo no calcâneo, o conhecido bico de papagaio, ou esporão calcâneo.  Apenas 50% das pessoas com fasceíte têm esporão e 10% delas não sentem dor no calcâneo, mas tem esporão. Assim, via de regra, não há indicação de ressecção cirúrgica do bico de papagaio.

Sintomas

O paciente com fascíte ou esporão de calcâneo apresenta dor na parte posterior plantar do pé. Esta dor ocorre principalmente nos primeiros passos quando o paciente levanta-se da cama pela manhã. Atividades esportivas ou ficar longos períodos em pé também causam dores fortes.


Tratamento

O tratamento consiste de bastante alongamento da panturrilha e da fáscia plantar, correções dos bloqueios osteopáticos. Além de alongamento é necessário realizar uma avaliação de posturologia e baropodometria, para verificar a necessidade de uma palmilha para aliviar as tensões na fáscia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...