quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fisioterapia Uroginecológica


A fisioterapia em uroginecologia é uma especialidade que atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais como, por exemplo, a incontinência urinária de esforço (IUE) e as distopias genitais (entre as mais conhecidas está a “queda de bexiga”). A fisioterapia é apontada como procedimento de primeira escolha no tratamento destas disfunções, visto que vários estudos têm mostrado a possibilidade desta intervenção evitar ou postergar o processo cirúrgico. 


A Fisioterapia Uroginecológica, através da reeducação funcional do assoalho pélvico, atua na prevenção e tratamento da incontinência urinária e fecal feminina. A incontinência urinária caracteriza-se pela perda involuntária de urina de forma espontânea ou aos mínimos esforços. O tratamento consiste no fortalecimento do assoalho pélvico (períneo) e na reeducação do funcionamento da bexiga.

Podem ser submetidas ao tratamento: mulheres que apresentam incontinência urinária de qualquer natureza, mulheres climatéricas, pacientes com déficit neurológico que comprometa a função gênito-urinária e mulheres com alguma distopia genital. No tratamento são utilizados diversos recursos a fim de promover o bem-estar da paciente: cinesioterapia, eletroterapia, exercícios proprioceptivos, orientações e modernas técnicas prescritas após avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...