segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quitutes de Festas Juninas


Aproveitando que o mês de junho é dedicado as festas juninas, vamos apresentar os vários benefícios dos quitutes típicos desta época. É bom lembrar que o consumo deve ser moderado. 


Amendoim doce: O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes como proteínas, ácidos graxos poliinsaturados, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais (potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e manganês). O amendoim é um alimento energético - os ácidos graxos poliinsaturados atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, pois diminuem os níveis sanguíneos de "colesterol ruim" (LDL) e triglicérides. O amendoim também possui  vitamina E, um poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce da pele e prevenindo doenças cardíacas.

Pinhão cozido: Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. Além disso, é fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo.

Bolo de fubá com cobertura de chocolate: O fubá é a farinha de milho, que é fonte de carboidratos. O cacau, presente no chocolate, é fonte de antioxidantes que atuam no retardo do envelhecimento precoce da pele e auxiliam na prevenção de doenças cardíacas.

Doce de batata-doce: A batata doce é fonte de carboidratos, que fornecem energia ao organismo, aumentando a disposição para aproveitar a festa.

Doce de abóbora: A abóbora é uma rica fonte de beta-caroteno, possui alto teor de fibras, além de boa quantidade de vitamina C e potássio. O beta-caroteno é um precursor da vitamina A no organismo, que possui ação antioxidante, estimula a proliferação de células de defesa, é importante para o crescimento e desenvolvimento ósseo e contribui para a integridade da mucosa epitelial. Além disso, esta vitamina é importante para a visão noturna e previne a 'xeroftalmia', doença caracterizada pela não-produção de lágrimas.

Arroz doce: O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia. Possui ainda proteínas e vitaminas do complexo B. Essas vitaminas participam de várias reações em nosso organismo, dentre elas aquelas que envolvem os carboidratos.

Canjica: A canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo.

Espiga de milho cozida: O milho, como todo cereal, é rico em carboidratos. Também contém vitaminas B1, B2, E e fibras. A vitamina B1 (tiamina) é importante para função muscular, sistema nervoso e fornecimento de energia. A B2, também conhecida como riboflavina, além de participar do metabolismo dos carboidratos, possui atividade antioxidante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...