sexta-feira, 8 de julho de 2011

Saúde em questão: Pés, olhos e até cicatrizes influenciam na postura


Você sabia que a postura pode ser diretamente influenciada pelos pés, pelos olhos, pela boca e até mesmo por cicatrizes?

Segundo Dr. Leandro Reche, fisioterapeuta especialista em Posturologia, “um exemplo comum de que nossa postura é afetada diretamente por disfunções em outras partes do corpo é a assimetria nos ombros (um mais alto que o outro).Normalmente, quando há este problema, há também uma alteração no quadril. Estes desequilíbrios podem acontecer em decorrência de uma perna mais curta, de um pé diferente do outro ou uma mordida cruzada”, esclarece.

Porém, Dr. Reche afirma que é preciso ficar atento quanto ao diagnóstico. “Casos de desequilíbrios são frequentes, podem ter início na infância e, muitas vezes, passam despercebidos aos olhos dos pais. Quando não tratados nesse período, evoluem de tal maneira a comprometer seriamente a postura, gerando escolioses, por exemplo”, alerta.

Tratamento

Com a posturologia permite-se compreender diferentes patologias através das alterações dos captores posturais (pés, olhos, boca, cicatrizes, sistema vestibular, sistema músculo esquelético e sistema visceral). Seguida de uma análise postural e avaliação computadorizada - a Baropodometria. Em um aparelho chamado baropodômetro são observadas alterações do centro de gravidade, desequilíbrios, picos de pressão na área plantar e tipo de pisada. O paciente sobe em uma plataforma sensível a pressão com a mais alta concepção de tecnologia, conectada a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos.

“A partir dessa avaliação é estabelecido o tratamento adequado para o paciente, podendo ser necessário algumas correções osteopáticas, exercícios e utilização de palmilhas posturais específicas para cada tipo de pisada e confeccionadas pelo próprio fisioterapeuta, com o objetivo de corrigir as alterações observadas”, detalha o especialista.

www.decastroassessoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...