quarta-feira, 6 de julho de 2011

Terceira idade em ação!


Para quem já passou dos 60 anos a nutrição é muito importante devido às mudanças fisiológicas relacionadas ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. Para os idosos que praticam exercícios físicos, uma dieta balanceada é suficiente para a manutenção da saúde e para possibilitar um bom desempenho físico.

Valor calórico
 
O valor calórico da dieta deve variar de acordo com a idade, peso, altura, composição corporal, patologias apresentadas, estilo de vida dentre outros fatores. Contudo, é importante considerar no cálculo do valor calórico das dietas elaboradas para idosos que a taxa metabólica desta população é particularmente reduzida em relação aos adultos jovens e de meia idade numa proporção média de 10% a cada década.

Hidratação
 
A hidratação dos idosos que praticam atividades físicas merece atenção especial. A percepção de sede nesta faixa etária está diminuída o que os leva a uma ingestão de líquidos menor do que o necessário. Portanto, o estímulo à ingestão de líquidos deve ser independente da sensação de sede já que a mesma se mostra um indicador ainda mais tardio nos idosos.

A reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:

• 24 horas antes do exercício: garantir uma ingestão adequada de líquidos e um estado de hidratação adequado.

• 2 horas antes do exercício: ingestão de 500 ml de líquidos.

• A partir de 1 hora de exercício: 600 - 1200 ml de líquidos por hora de exercício.

• No decorrer do exercício: ingerir a partir de 125 ml líquidos a cada 15 - 20 minutos.

Até a próxima!


Fonte: www.sofredini.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...