Para quem já passou dos 60 anos a nutrição é muito importante devido às mudanças fisiológicas relacionadas ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. Para os idosos que praticam exercícios físicos, uma dieta balanceada é suficiente para a manutenção da saúde e para possibilitar um bom desempenho físico.
Valor calórico
O valor calórico da dieta deve variar de acordo com a idade, peso, altura, composição corporal, patologias apresentadas, estilo de vida dentre outros fatores. Contudo, é importante considerar no cálculo do valor calórico das dietas elaboradas para idosos que a taxa metabólica desta população é particularmente reduzida em relação aos adultos jovens e de meia idade numa proporção média de 10% a cada década.
Hidratação
A hidratação dos idosos que praticam atividades físicas merece atenção especial. A percepção de sede nesta faixa etária está diminuída o que os leva a uma ingestão de líquidos menor do que o necessário. Portanto, o estímulo à ingestão de líquidos deve ser independente da sensação de sede já que a mesma se mostra um indicador ainda mais tardio nos idosos.
A reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:
• 24 horas antes do exercício: garantir uma ingestão adequada de líquidos e um estado de hidratação adequado.
• 24 horas antes do exercício: garantir uma ingestão adequada de líquidos e um estado de hidratação adequado.
• 2 horas antes do exercício: ingestão de 500 ml de líquidos.
• A partir de 1 hora de exercício: 600 - 1200 ml de líquidos por hora de exercício.
• No decorrer do exercício: ingerir a partir de 125 ml líquidos a cada 15 - 20 minutos.
Até a próxima!
Fonte: www.sofredini.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário