quarta-feira, 10 de agosto de 2011

As causas da esclerodermia


Bom dia!

Hoje vamos falar sobre esclerodermia. Você conhece esta doença que afeta a pele?

Esclerodermia é uma palavra grega que significa “pele endurecida”, sendo caracterizada por dois tipos: a esclerodermia localizada e a sistêmica.

Na primeira, a doença está limitada à pele e aos tecidos que estão abaixo. Pode ter a aparência de manchas ou de faixas finas. Na esclerodermia sistêmica o processo é mais abrangente e envolve não só a pele, mas também os órgãos internos do corpo. Pode causar sintomas como azia, dificuldades respiratórias e pressão arterial elevada.

Para o tratamento da esclerodermia localizada é necessário controlar a inflamação, através de medicamentos, ou até o uso de esteróides e metotrexate.

Na esclerodermia linear é preciso um tratamento mais intenso, neste caso, a fisioterapia é importante. Quando a pele doente está sobre uma articulação, é essencial manter a mobilização e, se for aconselhado, fazer a massagem profunda. Nos casos em que a perna é afetada, pode acontecer um comprimento desigual, levando à alteração com maior pressão nas costas, quadris e joelhos. Estes efeitos podem ser evitados colocando uma palmilha no sapato.

Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...