sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mitos e verdades sobre a alimentação durante a gestação

No SAÚDE EM QUESTÃO desta sexta-feira, a nutricionista da Clínica Reacciona Thais Seabra, esclarece as principais dúvidas sobre a alimentação na gestação. Confira:

Se um dos desejos da gestante não é atendido, o bebê nasce com uma marca parecida com a comida.

MITO - Essas vontades inesperadas que surgem na gestação são resultado de necessidades de alguns nutrientes no organismo, que tenta sinalizar de alguma forma.

Comer de forma fracionada evita enjoos.

VERDADE – A gestante que faz várias refeições ao dia de forma equilibrada evita longos períodos em jejum, o que colabora para a redução dos enjôos, pois assim evita-se a liberação exagerada de ácidos, melhorando o mal-estar. Além disso, a mulher ainda evita picos de hipoglicemia, que podem prejudicar o bebê e levá-la a uma diabetes gestacional. Portanto, ficar sem comer, nem pensar!

Beber café, chás derivados da Camellia sinensis (verde, branco, amarelo, vermelho, preto), chá mate e bebidas a base de cola, causa problemas durante a gravidez.

VERDADE – Essas bebidas têm substância em comum, a cafeína, que é um estimulante e, como tal, aumenta a freqüência cardíaca da gestante, assim como o seu metabolismo, o que acaba se refletindo no bebê. Então, não só a futura mamãe como também aquela que já está amamentando, devem evitar esses alimentos. Em doses elevadas, essa substância pode até trazer vários riscos ao bebê.

A mulher grávida come por dois.

MITO - Para as gestantes, desde o inicio da gestação é importante o cuidado com a alimentação, mas nos três primeiros meses não há necessidade de aumentar o valor calórico ingerido diariamente. O que se recomenda é que se inicie uma readequação da alimentação, visando melhorar a sua qualidade e também o fracionamento das refeições. Para as grávidas entre o segundo e o terceiro trimestre de gestação, há indicação de um aumento de cerca de 300 calorias diárias. Lembre-se, essas recomendações são para as gestantes que estão com peso adequado. Para àquelas com sobrepeso ou com baixo peso, o profissional nutricionista é que indicará qual a melhor conduta em cada caso.

Se a mulher tomar mais leite e comer canja e canjica, ela irá produzir mais leite.

MITO – A relação com esses alimentos é que por serem consumidos quentes ajudam no relaxamento, vaso-dilatação e um possível aumento da produção de leite. Entre os alimentos a água, sucos de frutas e água de coco são os que realmente irão colaborar na produção do leite, pois colaboram na re-hidratação corpórea. Mas o que realmente aumenta a produção de leite é o aleitamento materno, assim quanto mais a mãe amamentar seu bebê, mas leite ela irá produzir.

Quando a gestante tem muita azia, o bebê nasce com mais cabelos.

MITO – Não há relação entre a azia e os cabelos do bebê. A azia é resultado da compressão do estômago e do esôfago pelo útero, provocando um refluxo do ácido do estômago. Para evitá-la, o recomendado é evitar alimentos gordurosos, embutidos, refrigerantes, bem como evitar ingerir líquidos durante as principais refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...