sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Saúde em questão: Osteopatia para o tratamento da DTM

Você sabia que fatores simples como roer unhas, morder a ponta do lápis, ranger os dentes e mascar chiclete, podem ser os causadores da DTM (Disfunção Temporomandibular)?

A DTM é uma disfunção da ATM, articulação localizada anteriormente ao ouvido, que gera dores de cabeça, dores na face, zumbidos, dificuldade de abrir a boca, de mastigar, ruídos articulares, entre outros.

Segundo Dr. Felipe Yamaguchi, “normalmente, a maioria dos pacientes com DTM que procura a ajuda profissional já se encontra em um estado crônico com diversas adaptações secundárias e outros sintomas associados, dificultando o diagnóstico causal e prolongando o prognóstico. Desta forma, quanto mais cedo o paciente procurar ajuda, maior a chance de identificar as causas primárias e atuar sobre elas”, salienta o osteopata.

Dr. Gabriel Boal explica também que “o tratamento consiste em uma avaliação minuciosa, buscando tratar o paciente de forma global a fim de identificar as reais causas da disfunção e não somente tratar os sintomas. Portanto, através da Osteopatia, avaliamos a mobilidade da ATM palpando as restrições articulares, ligamentares e musculares envolvidas, assim como a mobilidade craniana, a coluna cervical e sacro. É importante salientar que somente após uma avaliação completa do paciente, é que é aplicada a técnica manual para o alívio e melhora da dor", finaliza.

Por isso, se você apresenta alguns do sintomas citados acima, fique atento e procure ajuda de uma especialista. A causa pode estar na ATM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...