quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Postura correta com a volta às aulas

É no mês de fevereiro que os alunos voltam às atividades escolares e, por isso é importante manter a postura correta ao realizar as tarefas.

A má postura prejudica a curvatura natural da coluna cervical e pode causar aos estudantes graves patologias, como: hiperlordose, escoliose e bico-de-papagaio. Estes problemas, por sua vez, podem trazer conseqüências para toda a vida.




Foto: Franciele Camila fisioterapia


hiperlordose é o famoso jeito de sentar corcunda. Gerando sintomas de fadiga, fraqueza muscular, má postura corporal, excesso de peso e restrição aos movimentos da coluna.

escoliose são desvios nas três dimensões da coluna. Podem ser como um S, inclinadas ou em rotação. As causas podem estar relacionadas com problemas emocionais, mochila ou bolsa pesada, desnivelamento da bacia, entre outros. Os sintomas podem passar despercebidos na infância e adolescência e aparecer somente na fase adulta.

bico-de-papagaio é incomum e aparece nas articulações das vértebras, gerando o deslocamento do osso. Os sintomas são limitações de movimentos fortes. As causas estão na má postura, excesso de peso, dormir de bruços e fraturas. 

Para evitar estas patologias o correto na hora de  sentar é com as costas retas, apoiando o peso do corpo nas nádegas e coxas. Nunca coloque as pernas para frente como se quase estivesse deitado. Uma posição muito comum entre os estudantes!

Você sabia que sentar errado na hora do estudo pode gerar problemas posturais? Deixe o seu comentário! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...