terça-feira, 24 de abril de 2012

Transporte com conforto



Muitas pessoas utilizam carros, ônibus e motos diariamente. No entanto, não é levado em conta o impacto que esses veículos acarretam em nosso corpo regularmente. Pensando nisso, um pesquisador da Universidade Estadual de Campinas criou um aparelho que mede o nível de conforto do passageiro durante a viagem de carro ou ônibus. Ele detecta todas as perturbações sofridas durante o percurso, até mesmo as freadas mais bruscas.

O limiar de conforto é baseado em padrões internacionais e se ultrapassar o aceitável o evento é gravado na memória do aparelho. É importante lembrar que cada movimento brusco causa um efeito específico no corpo. O trauma do carro não consiste somente quando ocorre um acidente grave, mas no dia a dia, com os micro traumas, quando o corpo se desloca para o lado e sai de seu eixo durante uma curva, por exemplo, o que pode acarretar sérios problemas para quem já possui alguma pré-disposição a ter dores.

Esses micro traumas podem ser evitados com um bom condicionamento físico e uma boa estrutura muscular. Para aqueles que já sofrem com as conseqüências dos solavancos dos veículos, a reeducação postural global (RPG) pode auxiliar, já que é uma técnica que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo, procurando tratar de forma individualizada os músculos que se diferenciam na estrutura. Ela consiste em um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente e o que o afeta cotidianamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...