sexta-feira, 18 de maio de 2012

Exercícios ajudam a reciclar o organismo


As tarefas realizadas pelas células do corpo deixam resíduos nocivos, que acabam comprometendo seu trabalho se não forem eliminados. Para que isso não aconteça, existe uma estratégia natural: a autofagia, que reutiliza tais resíduos, como em um processo de reciclagem, buscando o bom funcionamento celular.

Em pesquisa realizada pela Universidade do Sudoeste do Texas, nos Estados Unidos, foi comprovado que os exercícios físicos beneficiam esse processo, pois resulta na prevenção de outros males, como o diabete. Mas por que a autofagia previne o diabetes? O processo, quando ocorre no tecido muscular, facilita o aproveitamento de glicose nas células, evitando picos de açúcar no sangue. Assim, deixa as células do pâncreas livres de partículas prejudiciais. Desse modo, as funções do pâncreas são otimizadas, podendo fornecer insulina (hormônio responsável por pegar a glicose e a colocar dentro da célula) livremente.

Para os pesquisadores, o fato dos exercícios físicos estimularem a autofagia também possibilita a hipótese de que a atividade física pode barrar outros problemas, como o câncer, uma vez que a autofagia diminui o risco de mutações, responsáveis pelo desencadeamento dos tumores.  Essa diminuição ocorre, pois a eficiência do sistema de reciclagem no organismo consegue baixar a concentração de radicais livres, moléculas capazes de lesar toda a célula, inclusive seu DNA, o que resulta nas mutações citadas acima.

A reciclagem também é auxiliada por um segundo processo, que ocorre quando a autofagia não é suficiente para eliminar os resíduos, aí entra a apoptose. A apoptose é a autofagia da célula inteira e não só de resíduos. 
Tanto a autofagia, quanto a apoteose são beneficiadas pelos exercícios físicos, já que o sistema de reciclagem do corpo só se torna eficiente com eles, só assim ocorre todo o processo explicado.

No entanto, é importante lembrar que a associação entre autofagia, apoptose e exercícios físicos é muito recente, ou seja, ainda existe muito estudo a ser feito. Por isso, ainda não há definição sobre quanto tempo e que tipo de exercícios que auxiliam o processo de reciclagem. Todavia o estudo sugere que a regularidade é essencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...