terça-feira, 15 de maio de 2012

Exercícios físicos para as futuras mães


É comum desassociar gravidez e atividade física, no entanto, esse mito está sendo deixado de lado e até mesmo profissionais que incentivam uma nova visão sobre o assunto tem entrado em cena. Desse modo, as gestantes deixam de lado a hidroginástica e começam a praticar caminhadas, alongamento, trabalho postural, ioga e pilates adaptados.

Para que essas novas atividades sejam feitas, é necessário o controle da temperatura e a freqüência cardíaca das gestantes, um pequeno esforço quando comparado aos benefícios adquiridos pelas futuras mães, como a prevenção a dores nas costas, fortalecimento das pernas para agüentar o peso do corpo e dos braços, para segurar o bebê, além do aumento da disposição e prevenção da depressão pós- parto.

Entretanto, recomenda-se que exercícios cansativos, como corridas, saltos, vôlei e basquete, que elevam a pressão arterial, aumentando o risco de aborto nos três primeiros meses e o de parto prematuro, sejam evitados. Assim, é preciso fazer um check-up durante e depois da gravidez e ao menor sinal de dor ou falta de ar interromper a atividade.

A gestação é considerada o limite para uma mulher ficar com sobrepeso ou se tornar obesa para sempre, por isso, é indicado que a mulher se atente. Todavia, não é recomendado dieta para grávidas, uma vez que a mulher chega a ter um gasto diário de 500 calorias durante a amamentação, assim, se a gestante resolve emagrecer ao longo dos nove meses a criança pode ter um crescimento inadequado, já que a mãe funciona como um vetor de nutrientes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...