segunda-feira, 28 de maio de 2012

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco


Pesquisas indicam que o consumo de suplementos de cálcio pode aumentar o risco de ataques cardíaco. O cálcio em pílulas é recomendado para fortalecer os ossos e previnir fraturas na velhice, todavia, deve ser consumido com cautela.
De acordo com pesquisadores alemães, em pesquisa publicada na revista Heart, a utilização do suplemento pode ser evitada com uma dieta balanceada, com doses adequadas de cálcio – alternativa a utilização do suplemento.

O estudo foi realizado no Centro Alemão de Pesquisa sobre o Câncer, em Heidelberg, acompanhando 23.980 pessoas por mais de 10 anos. Foi comparado o número de ataques cardíacos em pessoas que tomaram o suplemento com outras que não tomaram nada. No primeiro grupo o risco de um ataque cardíaco era 86% maior.

No entanto, apesar dos resultados, não é recomendado que mulheres deixem de tomar o suplemento, uma vez que a osteoporose é um problema grave entre elas. Segundo a Fundação Britânica do Coração (BHF) as pacientes que receberam recomendações para tomar cálcio devem continuar o tratamento e conversar com seus médicos se estiverem preocupadas.

O ideal seria que as pessoas, com exceção das que apresentam aval médico, não fossem orientadas a consumir  suplementos, mas a buscar uma dieta balanceada. Ou seja, deve-se procurar obter a dose ideal de cálcio na dieta diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...