segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fique atento com as doenças de inverno


O inverno chegou e com ele inúmeras doenças que podem tornar a estação desagradável. É no frio que as internações causadas pelas doenças respiratórias aumentam de 30 a 50% no estado de São Paulo, o que faz com que ocupem o terceiro lugar entre as causas de morte no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O hábito das pessoas é determinante no desenvolvimento de doenças típicas da estação, como excesso de trabalho, má alimentação, convivência em ambientes fechados e lotados, comportamento que facilita o contato com vírus e bactérias presentes no ar, aumentando a chance de contrair doenças.  Além disso, como o inverno brasileiro é caracterizado por mudanças bruscas de temperatura e da umidade realtiva do ar a transmissão das doenças aumenta.
As doenças de maior ocorrência no inverno são infecções respiratórias e intestinais, meningite e pneumonia. Os principais sintomas que identificam as doenças respiratórias são: febre, dores no corpo e tosse. Quadros virais também podem atingir a circulação sanguínea e afetar o intestino, desencadeando diarreia infecciosa viral.

Essas doenças são mais preocupantes em crianças e idosos, uma vez que acarretam baixa hidratação do corpo, no entanto, isso não quer dizer que adultos e adolescentes estão imunes.

De acordo com dados do Banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), são estimados cerca de 2,1 milhões de casos de pneumonia no Brasil anualmente. 

Prevenção
Recomenda-se evitar aglomerações, como shoppings e cinemas em horários de pico, além de manter o sistema de defesa do organismo em dia, por meio de uma boa alimentação e hidratação. Uma dica é manter nas refeiões alimentos crus, já que quanto mais cru for o alimento maior a quantidade de minerais que o organismo absorve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...