segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cerca de 20% das mulheres precisam de mais de uma cirurgia de mama


Segundo estudo publicado na revista médica “British Medical Journal”, cerca de uma em cada cinco mulheres com câncer de mama que preferem uma cirurgia conservadora, evitando a mastectomia, tendem a marcar uma segunda operação.

Esse tipo de câncer pode ser tratado por meio de uma tumorectomia, em que se conserva a mama, ou por meio da mastectomia, que consiste na extração de um ou dos dois seios.

De acordo com a pesquisa, realizada com 55.297 mulheres maiores de 16  anos, operadas pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido entre 2005 e 2008, pelo menos 50% das mulheres optam pelo primeiro tratamento, dessas 20% precisam fazer uma segunda cirurgia, uma vez que a cirurgia conservadora é combinada com radioterapia e apesar de oferecer resultados semelhantes ao da mastectomia em alguns tipos de tumores difíceis de detectar a cirurgia não pode ser suficiente.

Entre as pacientes que necessitaram de uma segunda cirurgia, cerca de 40% realizaram uma mastectomia. A boa notícia é que foi concluído que mulheres mais velhas têm menos chances de precisarem de uma segunda cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...