terça-feira, 24 de julho de 2012

Alimentos podem estar contaminados mesmo sem aparentar


Além de verificar os prazos de validade dos alimentos, é preciso tomar certos cuidados na hora de guardá-los, utilizando embalagens adequadas, que evitem contaminações por fungos, bactérias e toxinas, que geralmente resistem a ambientes quentes e úmidos.

Essas recomendações valem para todos os tipos de alimentos, até mesmo cereais, frutos secos, castanhas, amendoim e temperos e é importante lembrar que mesmo que o alimento cheire bem ele já pode estar estragado.
Por isso, alguns cuidados são imprescindíveis: não misturar itens novos com antigos e, na hora de higienizar as frutas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que sejam lavadas com hipoclorito de sódio e depois cortadas em pedaços.

As bactérias mais comuns dos alimentos são as enterobactérias, como a Escherichia coli, encontrada nas fezes de animais e humanos, sendo transmitida por alimentos contaminados, mão sujas ou mal lavadas. Portanto, a contaminação pode ser evitada com boa práticas de higiene, que evitam a propagação de doenças no ambiente familiar e em outros espaços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...