quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fique atento aos sintomas da depressão


Cientistas afirmam que antes da depressão dar as caras o quadro depressivo tende a emergir na forma dos mais diversos tipos de dor no corpo, fenômeno eminentemente bioquímico, uma vez que os circuitos que a depressão ativa são íntimos de regiões do sistema nervoso, inclusive o autônomo, que comanda os funcionamento dos órgãos. Por isso, dor de barriga, nas têmporas e nas costas podem ser os primeiros sinais da depressão.

O grande causador da depressão é o mau funcionamento da serotonina, noradrenalina e dopamina, trio de neurotransmissores que regulam o humor. Esses neurotransmissores circulariam com menos eficiência entre os neurônios de um deprimido, o que dificultaria a transmissão das mensagens químicas e prejudicaria diversas áreas, inclusive a inibição de dores.

O sistema imunológico também é afetado, o que faz com que uma pessoa deprimida tenha de três a quatro vezes mais chances de adoecer. Além disso, as alterações no sono são as que causam mais prejuízo, já que a ausência de serotonina atrapalha o adormecer e todo o ciclo circadiano, ou seja, o relógio que regula o funcionamento do organismo ao longo das 24 horas.

No entanto, nem sempre melancolia é depressão. Por isso, a Assossiação Brasileira de Familiares Amigos de Transtornos Afetivos (Abrata) e o Instituto Ibope promovem na capital paulista uma pesquisa acerca da doença, afim de mapear a prevalência da depressão na cidade.

A doença já ocupa o quarto lugar no ranking das causas globais de incapacidade e até 2020 espera-se que esteja na segunda posição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...