sexta-feira, 13 de julho de 2012

Saúde em questão: Alimentação saudável previne e controla doenças na terceira idade

A alimentação tem o poder de influenciar algumas patologias, podendo agravar alguns casos e melhorar outros, dependendo somente de fatores como o tipo de cardápio utilizado pelo indivíduo. Por isso, para ter uma resposta positiva é preciso atenção e comprometimento, mesmo na terceira idade. Para a nutricionista da Clínica Reacciona, Natalia Cunha, a alimentação adequada é imprescindível para fazer com que o dia-a-dia fique mais energizante e produtivo. “Com os nutrientes necessários, as células funcionam melhor, assim como todos os órgãos vitais: o coração, fígado, rim, pâncreas e o cérebro, também”, comenta Natalia.

Uma alimentação equilibrada é tão importante que é capaz de previnir doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, osteoporose, obesidade, entre outras. Além disso, mesmo que o indivíduo já possua a doença, é com o cardapio que o paciente, em algun casos, consegue reverter os quadros patológicos.

Assim, Natália recomenda consumir alimentos in natura. Nunca é tarde demais para adquirir o hábito de consumir muitos vegetais, frutas e cereais integrais, evitando temperos prontos e produtos industrializados, como refrigerantes, comidas congeladas, bolachas e biscoitos.

A nutricionista destaca o consumo de gorduras saturadas, que muitas vezes passa despercebido. “É preciso limitar o consumo de gordura saturada, substituindo-as pelas monoinsaturadas”, afirma. Natália também orienta que o hábito alimentar do indivíduo seja restrito a frituras, produtos embutidos e enlatados, procurando sempre por uma dieta rica em água, o que a torna antioxidante, anti inflamatória e cheia de saúde.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...